Aula 6

Data: 12/05/2017

Descrição: arquitetura de computadores, processador, placa-mãe, fonte, HD, CD-ROM, disquete, demais componentes. Sistemas Operacionais, Windows, Linux, iOS. Sistemas móveis, Android, iPhone. Dispositivos tecnológicos, tablet, smartphones, smartwatch, histórico e evolução. Projeção futura para a tecnologia e inovações em hardware e software.

Arquitetura de Computadores

Na sexta aula do curso de Arduino e Introdução à Robótica, vimos sobre arquitetura de computadores. O gabinete de um PC (Personal Computer – Computador Pessoal) foi aberto e verificamos cada componente e sua respectiva funcionalidade.

  • Microprocessador: também conhecido simplesmente 33710-7881419como processador ou CPU (Central Processing Unit – Unidade de Processamento Central), é o elemento fundamental de um computador; pequeno, mas com grande responsabilidade. É, em prática, o “cérebro” do PC, responsável por receber e processar todas as informações dos outros componentes, executa e ordena funções. Cada modelo de processador precisa de um soquete específico para encaixar na placa-mãe. Acima do encapsulamento, há uma pasta térmica, para distribuição do calor e um dissipador metálico, para resfriá-lo, pois é um dos componentes que mais aquece. Alguns exemplos são: Intel Pentium 4, i3, i5, i7 e AMD A4.
  • Placa-mãe: placa que distribui a energia proveniente da fonte e conduz os dados para comunicar os outros componentes entre si. Possui os soquetes para o encaixe dos outros dispositivos, barramentos para condução de informação e demais componentes eletrônicos para o funcionamento, como resistores (limitação de corrente elétrica), capacitores (armazenamento de energia).

Embed from Getty Images

  • Fonte: resppsu-open1onsável por captar a energia elétrica da rede (tomada) e convertê-la, de forma a ser distribuída e utilizada pelo computador. A fonte tem a função, também, de segurança, ao impedir com que outros componentes queimem, caso haja algum problema da energia da tomada (tensão acima de 220V, por conta de raios ou outros problemas). Dessa forma, a fonte é o primeiro componente a queimar, sacrificando-se pelo bem dos outros. Contudo, pode ser facilmente substituída por outra fonte, tendo um preço baixo (mais simples de R$30,00 a R$60,00).
  • Memória RAM: é a memória volátil (que é utilizada instantaneamente e logo apagada) do PC. Responsável por realizar processamentos rápidos e acessar informações que precisam ser acessadas no instante, com velocidade.

ram-nas-nuvens

  • Placa de vídeo: podem ser onboard (quando já são integradas com a placa-mãe) ou offboard (quando são removíveis, podem ser encaixadas no soquete e alteradas). São a GPU (Graphic Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico) do computador, responsável por realizar o processamento de informações gráficas. Pode-se fazer a relação de que a placa de vídeo é como um processador dedicado às atividades gráficas do PC.

Além destes, há outros elementos também importantes, como disco rígido (HD – memória não-volátil), placa de rede (para processamento de dados referentes à internet), placa de som e alguns já obsoletos (antigos) como CD-ROM e leitores Floppy (leitores de disquete).

O Processo Evolutivo dos PCs

Comentamos brevemente sobre a história dos computadores, dos gigantes que ocupavam uma sala inteira para realizar cálculos simples (como o ENIAC – 1946, que consumia muita energia e dava muito trabalho de manutenção), para atuais smartphones, que são computadores de bolso, atualmente com memórias RAM de 4GB (mais até do que alguns computadores de mesa / desktops…)

chapter_4-127
Computador ENIAC em 1946, o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. O que o ENIAC demorava horas para realizar, hoje é feito em microssegundos por um smartphone.

Discutimos sobre a crescente inovação nas décadas de 70 e 80 na área de informática, com personalidades como Steve Jobs à frente da Apple e Bill Gates com a Microsoft. A criação da interface gráfica, sistemas operacionais como Windows e Mac, a invenção do mouse (com algumas apropriações de ideias…), são alguns exemplos que proporcionaram a mudança dos computadores de fins profissionais apenas, para o entretenimento e uso doméstico.

 

Sistemas Operacionais

Dentre os sistemas operacionais (SO) discutidos, abordamos três principais: Windows, iOS/MacOS e sistemas Unix/ Linux. Sobre os Windows vimos:

  • A revolução do Windows 95 com a popularização da internet;
  • Windows 98, baseado no antecessor e iniciando o suporte a USB;
  • O Windows 2000 (Millenium Edition), trazendo pela primeira vez o Movie Maker,  mas criticado pelos bugs e dificuldades de instalação;
  • O amado XP, com uma melhora visual e também em segurança;
  • O Vista, com sua beleza aero, mas performance ruim e falhas no sistema;
  • O Windows 7, visualmente semelhante ao Vista, contudo com performance muito melhor.
  • O fracassado Windows 8, sem menu Iniciar e dedicado a dispositivos touch, não sendo adaptado para desktops e notebooks;
  • A atualização com o 8.1, consertando os problemas do antecessor;
  • E, finalmente, o Windows 10, versão mais atual do sistema.

Abordamos sobre os SO Linux e suas diversas variações, apresentando o Ubuntu, uma distro (distribuição / versão) das mais populares. Foi comentado que os sistemas Linux são código aberto, ou seja, qualquer pode alterar o código e personalizar à sua maneira, inclusive aprimorar questões de segurança, estabilidade e distribuir sua versão modificada para a comunidade online (de graça ou não).

Os sistemas iOS e MacOS (presentes nos computadores Mac e dispositivos Apple – iPhone, iPad, etc.) são baseados em Linux e, por conta disso, apresentam características semelhantes, estabilidade e performance.

 

A Obsolescência Programada e o Futuro da Tecnologia

O conceito de obsolescência programada se refere a produção de um produto de forma que ele venha a falhar em um tempo determinado. Ou seja, projetistas constroem os equipamentos, de um jeito que a vida útil seja limitada e você seja obrigado a consertar (se possível) ou a trocar o equipamento. Isto pode parecer maligno a primeira vista, no entanto também tem seus pontos positivos, é fundamental para a movimentação do mercado, a estabilidade econômica e desenvolvimento da indústria. Caso contrário, todos os equipamentos durariam para sempre, não havendo mais necessidade de compra, nem de produção, nem de venda, não gerando empregos e acabando numa longa cadeia de consequências…

Em relação ao Futuro da Tecnologia, mostramos que atualmente estão surgindo diversas inovações tanto na parte de programas / softwares, quanto em hardware:

  • Na área de Inteligência Artificial (IA), utilizada no Facebook, Netflix, nos games (bots), algo já abordado na Aula 3;
  • Na parte de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), a interconexão, troca de informações entre diversos tipos de dispositivos (“informação é poder”);
  • Os drones, que são utilizados para entretenimento, monitoramento, em breve para entregar encomendas, uso militar e transporte.
  • Impressoras 3D, que estão se popularizando e possibilitarão a produção de produtos de forma fácil e caseira, além do melhor compartilhamento de ideias e aprimoramento da medicina (com a impressão de órgãos e próteses).

E tudo isto está relacionado à Robótica!

Bons estudos e até a próxima semana!

Deixe um comentário