Aula 2

Data: 17/03/2017

Descrição: Informações sobre Arduino, matriz de contato (Protoboard) e sensores de temperatura (LM35), luminosidade (LDR), umidade (DHT22). Noção de delay. Sinais analógicos e digitais. Circuito com LDR.

Na segunda aula continuamos a abordar sobre os sensores e suas funções. Foi feita a montagem de um circuito simples com resistor e LED em matriz de contato, também chamada de “protoboard” ou “breadboard”, pra verificar o funcionamento de um LED.

exemploligac3a7c3a3oprotoboard

No caso, a energia do nosso circuito vem do Arduino ao invés das pilhas na imagem. Consideramos, então, que a energia (corrente elétrica, que é o fluxo de elétrons passando no fio) vai do positivo (vemelho) para o negativo (preto).

Depois disso, aplicamos um código no Arduino para piscar o LED. Comentamos sobre o “delay” / atraso, e que a presença dele no código faz com que nada aconteça por um tempo. A função utilizada foi:

delay(1000);

No caso o número entre parênteses é a quantidade de tempo em milissegundos (1000 milissegundos = 1 segundo), ou seja, quanto menor for o número, mais rápido o LED pisca.

Além disso, foi apresentada uma noção sobre Eletricidade, e discutimos que a energia da tomada (rede elétrica) tem um comportamento parecido, se elevando a um valor máximo (+311 volts) e mínimo (-311 volts), sendo assim, uma energia alternada (tensão elétrica alternada). Com isso, as lâmp
adas piscam, mas numa velocidade tão rápida que nossos olhos não conseguem captar.

Pode parecer muita informação para vocês, mas não se preocupem! Ao longo das semanas vamos vendo todo o conteúdo e alguns conceitos são só por curiosidade. Até!

;D

Deixe um comentário